Um dos grandes passos para o lançamento de músicas autorais é o trabalho em estúdios especializados
Lançar músicas autorais tem muitos desafios. Um dos desafios que enfrentamos foi: ir para dentro de um estúdio e produzir as músicas que compusemos.
Talvez a maioria das pessoas ache que quando se grava uma música é só chegar no estúdio e tocar/cantar. Bom, não é bem assim que acontece. Viemos te contar alguns detalhes incríveis desse processo.
Antes de gravar, existem alguns passos que precisam ser seguidos. Confira aqui:
A música já deve ter letra
A música não tem como ser gravada sem ter a sua letra pronta. Todas as nossas músicas já estavam finalizadas antes de irmos para o estúdio. A gravação é o último processo feito na música. Isso não quer dizer que não surja nenhuma inspiração no último momento, mas é menos comum.
A música já deve estar melodizada
Se você não sabe o que é isso, pense no seguinte: imagine o desenho de sons que a música faz, isso é a melodia. Ela já deve estar pronta quando começam as gravações. São todas as notas que compõe a música.
Além da letra pronta, todas as nossas músicas já tinham suas melodias finalizadas antes de começarmos a gravar.
A música deve estar produzida
Essa é a parte mais interessante. Além de pensar sobre os desenhos melódicos, antes de gravar uma música precisa ser testada e montada. Estamos falando sobre quais são os instrumentos que farão parte da gravação, quais os arranjos que cada um fará, quantas faixas de cada instrumento serão feitas.
Você acredita que muitas músicas são feitas com 3, 4, 5 faixas do mesmo instrumento ? Isso é porque música de estúdio não funciona do mesmo jeito que música ao vivo. Existe toda uma questão de preenchimento e ar que somente com a produção de diversas faixas de vários instrumentos é possível alcançar.
Depois de todo esse trabalho feito, está na hora de começar as gravações.
DaDo responde
Qual era a expectativa de gravar em estúdio?
Para mim foi meio “bora lá ver o que vai rolar”. Para mim, faltava algo que completasse minha carreira como artista/músico. É o que a gente ama fazer. Procurei não criar muitas expectativas e focar mais no processo.
Como foi a experiência?
Amo ir para o estúdio, nem parece um trabalho pra mim, é uma diversão, então a experiência é sempre inesquecível.
Quais os maiores desafios?
Como produzir algo que vai de encontro com a nossa essência? O que a gente quer com esse trabalho? Qual a mensagem que queremos passar? Para qual público vamos produzir? Enfim, são várias perguntas, que nem sempre são respondidas no momento da produção. Sem contar os desafios de gravar. O que você coloca na música, vai com ela para o resto da vida.
Se você pudesse dar uma dica pra alguém novo na área, qual seria?
Ir para o estúdio e fazer seu trabalho autoral é uma experiência linda que desejo para todos os artistas. É fácil? Não! Mas, vale muito à pena.
Já conhece nosso trabalho autoral?
Se você está aqui e ainda não conhece nossas músicas, clique agora nesse botão para ouvir nosso som.
Além disso, estamos preparando um novo projeto para o nosso trabalho autoral, com mais influência musical do folk.
Esse novo trabalho vem contar relatos das nossas experiências de enfrentamento da pandemia, do nascimento do Noah (filho da Dani e PH), das comemorações de casamento do Douglas, e de momentos que vivemos nesses últimos tempos.
Aguardamos você!
Contato DaDo
E-mail: dadomusical@gmail.com
Tel: +55 (34) 99272-6861
Whatsapp: +55 (34) 99272-6861