Uma tradição de séculos, que ainda está presente na maioria dos casamentos, pode ser feita de inúmeras formas
A música conhecida comumente como Marcha Nupcial é na verdade uma obra composta pelo incrível Felix Mendelssohn no ano de 1826. Ela foi feita para a trilha sonora de “Sonho de Uma Noite de Verão”, estreada em 1827, peça escrita por William Shakespeare.
A tradição de usar a Marcha Nupcial em casamentos veio a partir de um casamento da realeza. Foi somente após a cerimônia da Rainha Vitória (Rainha da Inglaterra), em 1840, que a marcha e se tornou uma tradição popular.
A Rainha Vitória fez a entrada de seu casamento com a Marcha escrita por Wagner e a saída de seu casamento com a Marcha do Mendelssohn. Com certeza você já deve ter ouvido as duas em filmes ou cerimônias. Confira aqui:
Vem com a gente para ver algumas dicas importantes sobre a marcha.
1 – A Marcha não é obrigatória
Você pode estar pensando que a Marcha é uma parte obrigatória da cerimônia, mas fique tranquila, é apenas uma tradição. Alguns casais optam por fazer a entrada da noiva sem a marcha nupcial e a cerimônia também fica incrível.
Então se você não se identifica muito com a marcha, pode ser uma possibilidade não colocá-la no seu casamento.
2 – A Marcha não é a música da noiva
Se você se identifica com a marcha, saiba que você não precisa entrar com ela.
Algumas noivinhas usam a marcha apenas como o momento da anunciação de sua entrada. Em seguida, a música que a noivinha escolheu para o seu momento, começa.
Neste vídeo a Marcha foi feita apenas com o teclado e a música que foi escolhida para a entrada da noiva foi a “Eu sei que vou te amar”. Essa é uma versão leve e bem romântica da marcha. Também é uma versão mais minimalista por utilizar menos instrumentos.
3 – A Marcha pode ser feita de vários jeitos
Aqui no DaDo nós já fizemos a marcha de inúmeras formas.
Quando falamos de formas diferentes da marcha ser feita, estamos falando sobre o estilo musical da marcha. Já fizemos ela com o estilo mais leve, com menos instrumentos, como também já fizemos ela no estilo mais clássico, com trompete e violino. Além disso, também já cantamos a música Tan Tan na entrada da noiva, que tem a melodia da Marcha em um dos seus trechos.
Há também outras possibilidades, que no nosso caso, não se encaixam tanto com o nosso trabalho, por conta do estilo musical do nosso trio. Um exemplo dessas outras possibilidades é a Marcha em seu arranjo original com orquestra e coral.
4 – Vários instrumentos podem fazer a marcha
Aqui vamos contar para vocês todas as versões que já fizemos de Marcha Nupcial.
Uma coisa é certa, não é necessário estar preso em nenhum padrão para realizar a Marcha Nupcial. Fizemos até uma marcha DARK para uma noivinha super fã de Harry Potter.
- Marcha com teclado e violão
- Marcha com teclado
- Marcha com violino
- Marcha Dark com violino
- Marcha com escaleta
- Marcha com trompete
O que faz sentido para você?
Na hora de se decidir, leve em consideração qual versão faz mais sentido para você, com qual você mais se identifica. Isso sim faz o momento da cerimônia se encher de emoção.
Se você está com dúvidas sobre quais músicas colocar na sua cerimônia, temos aqui um artigo que pode te ajudar a escolher músicas que deixarão seu casamento inesquecível.
Se você chegou até aqui e gostou do nosso trabalho, entre agora em contato! Somos cantores casamenteiros que amam cantar das histórias de amor.
Contato DaDo
E-mail: dadomusical@gmail.com
Tel: +55 (34) 99272-6861
Whatsapp: +55 (34) 99272-6861